terça-feira, 24 de março de 2015

Vamos Refletir Sobre As Fases De Um Projeto.

          É muito importante que o professor não confunda as " fases " ou etapas de um projeto com os " passos" que deve percorrer para sua implantação.. vamos especificar estas fases.
Fase Um : abertura do projeto
          Nessa fase, professores e alunos e, eventualmente, outras pessoas da comunidade escolar, especialmente convidadas discutem e elegem, a seção de perguntas e a definição do eixo temático central que será investigado.
           Para essa fase é possível o uso de diferentes critérios . O mais importante é que o tema deve estar intimamente relacionado com a experiência diária dos alunos. É também interessante que alguns alunos apresentem familiaridade com o tema, desejando fazer perguntas sobre o mesmo. Essas perguntas devem gerar outras perguntas para sua seleção final.
          O segundo critério é que o eixo temático deve abrigar a possibilidade de integrar uma grande variedade de matérias e seguramente todas as que compõem o que se designava de Núcleo Comum, acrescido de Artes, Educação Física e quando viável, uma Língua Estrangeira.
          O terceiro critério é que o tema deve ser suficientemente amplo para abrigar duvidas e elementos que envolvam, pelo menos, uma semana de atividades, podendo durar até mesmo um mês inteiro e um bimestre.
          Outro critério  importante é que o tema deve ser mais apropriado para ser estudo na escola que em casa.
          Com a eleição do tema e das questões seguindo os critérios expostos, os professores envolvidos devem traçar um mapa conceitual sobre as linhas gerais do projeto em todas as suas  fases e passos, assim como o tema central e os subtemas ou temas adjacentes a esse projeto. É absolutamente essencial e até mesmo imprescindível  nessa primeira fase a preocupação dos professores em permitir que toda informação colhida na investigação esteja sempre relacionada aos saberes e às experiências dos alunos. A verdadeira aprendizagem  sempre ocorre pela incorporação de novos saberes que interagem com os que o aluno já possui.
Fase dois: o trabalho prático
          A fase dois representa a verdadeira " alma " do projeto. Consiste na investigação direta a partir de textos, visitas, entrevistas, cartas enviadas , para que os alunos possam construir suas conclusões tomando por base suas observações  e refletindo sobre os procedimentos com que atuarão  sobre as mesmas , exercitando suas habilidades e construindo modelos onde discutem, explicam, dramatizam e expõem seus novos conhecimentos.
Fase três: a culminância - Apresentação
           Essa fase envolve a preparação da apresentação dos resultados das investigações. Abriga ensaios sobre as falas, exposição de objetos, representações dramáticas, corais ensaiados, painéis, gravações em áudio ou eventualmente vídeos ou ainda inúmeras outras linguagens nas quais se apresentarão os conhecimentos construídos . Concluída a apresentação , o professor comunica o resultado  da avaliação, sempre tendo como parâmetro o progresso conquistado pelos alunos e a proximidade, alcance ou superação dos objetivos inicialmente propostos.  ( fonte  Sala de Aula Celso Antunes)

2 comentários:

  1. Um bom projeto, favorece e enriquece a aprendizagem dos alunos. A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Boa matéria.

    ResponderExcluir
  2. Um bom projeto, favorece e enriquece a aprendizagem dos alunos. A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Boa matéria.

    ResponderExcluir