segunda-feira, 9 de março de 2015

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - Pensando em Voz Alta.

          Vamos Refletir: " A avaliação da aprendizagem não constitui, assim, matéria pronta, discussão finalizada, teoria aceita".
          Necessita, antes, ser modelada passo a passo pelo professor, a cada dia e em cada aula, para cada grupo de alunos. A aprendizagem de tudo que já se refletiu e escreveu sobre avaliação vale apenas para modular a caminhada pessoal de cada um e para acordar reflexões que norteia nosso olhar.
          Nunca sabemos muito sobre avaliação da aprendizagem; o que de mais importante necessitamos saber é que sua verdadeira dimensão e direção é aprendida a cada instante, em cada passo.
          Na ambiguidade e contradição desse tema, é percorrendo seu próprio caminho que o professor aprende a caminhar,
          " A avaliação é a coleta sistemática de evidencias por meio das quais determinam-se mudanças que ocorrem nos alunos e como elas ocorrem. Incluem uma grande variedade de evidencias que vão além do tradicional exame final de lápis e papel. É um sistema de controle de qualidade pelo qual pode ser determinada, em cada etapa do processo ensino- aprendizagem, a efetividade ou não do processo e, em caso negativo, que mudanças precisam ser feitas para assegurar sua efetividade antes que seja tarde". comentam  Hastins  e Ausubel...
          Pensando então... Tempos atrás por propiciar a alguns professores um caráter autoritário, prepotente,  centralizado nas mãos arrogantes  deste ou daquele que fazia de sua nota seu instrumento de sadismo ou sua maneira egocêntrica de selecionar os bons e os maus, esse sistema, altamente injusto para o aluno, era incontestavelmente bastante confortável para o professor, como deve ser confortável para instrutor religioso ou militar a produção de ensino em ambientes ressecados por votos de obediência cega.
          Uma lâmpada que necessita ser acesa envolve a discussão sobre qual perspectiva de ensino é utilizada pela escola e pelo professor, pois somente à luz desse paradigma é que se pode falar sobre avaliação.
           Acredito que uma avaliação do rendimento  escolar somente pode ser considerada eficiente quando produto de uma observação contínua ao longo do período escolar e não somente concentrada nos momentos de provas e exames. Essa avaliação pode valer-se dessas provas - com ou sem consulta -, mas  precisa aceitar também os trabalhos  realizados individualmente ou em grupo; a capacidade do aluno de encontrar e selecionar  informações e sua propriedade em associa-las aos saberes que pertencem à sua estrutura cognitiva. Somente com um " leque"  de múltiplos componentes pode o professor, como verdadeiro juiz proferir um veredicto criterioso.
Algumas Funções da Avaliação do Rendimento Escolar.
* Identificar pontos fortes e pontos fracos nos programas curriculares...
* Identificar métodos  de ensino, material escolar utilizado e recursos empregados no processo educativo...
* Identificar necessidades e capacidades dos alunos quanto as suas competências...
* Identificar pontos específicos  do programa educacional, que exigem maior cuidado  para alguns alunos...
* Informar aos alunos e a suas famílias os diagnostico colhidos...
* Fornecer base para que a equipe docente localize deficiências  na estrutura do ensino e tome decisões no sentido de aperfeiçoamento do trabalho...
* Favorecer os alunos no sentido de aprenderem a auto- avaliar , de maneira independente, seus próprios resultados da aprendizagem. ... .
É difícil, é complicado. Por isso é importante arregaçar  as mangas todo dia.

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