sábado, 7 de março de 2015

APRENDIZAGEM SIGNICATIVA ". PROJETO"

          Um projeto é, em verdade, uma pesquisa ou uma investigação, mas desenvolvida em profundidade sobre um tema ou um tópico que se acredita interessante conhecer. Essa pesquisa ou investigação deve ser desenvolvida por um grupo pequeno de alunos, algumas vezes pela uma classe inteira e, em algumas circunstâncias excepcionais, pode ser desenvolvida apenas por um aluno como também por mais de uma classe ou um grupo de alunos diferentes de classes e como também toda escola.
          A essência e a chave do sucesso de um projeto é que representa um esforço investigativo, deliberadamente voltado a encontrar respostas convincentes para questão sobre o tema, levantada pelos alunos, professores , ou pelos professores e alunos juntos e eventualmente funcionários da escola, pais e pessoas da comunidade escolhidas para amostragem.
          Os objetivos de um projeto não se esgotam apenas em buscar respostas corretas e abrangentes, mas principalmente em aprender de maneira significativa o tópico estudado.
          O trabalho com projetos oferece a alunos já alfabetizados um contexto e muitos elementos para tomar a iniciativa sobre as linhas de sua aprendizagem, tomar decisões, assumir responsabilidades, eleger entre os membros da equipe os responsáveis pelos diferentes papeis e ir além dos limites de saberes restritos a um livro didático ou outra fonte utilizada coletivamente.
O crescimento do professor  do aluno;
Instrução Sistemática ( professor)
*Explora a potencialidade no desenvolvimento da aprendizagem significativa;
* Ajuda o aluno a legitimar as habilidades operatórias adquiridas;
* Trabalha as deficiências de aprendizagem de um ou outro aluno;
* Destaca a motivação extrínseca. O aluno é motivado pela curiosidade que o professor desperta e anima;
* Permite aos professores guiar o trabalho dos alunos aproveitando suas experiências;
* Permite aos professores selecionar os eixos temáticos essenciais em cada disciplina.

Projetos  ( aluno)
* Transforma um aluno em um descobridor de significações nas aprendizagens práticas;
* Oferece aos alunos a oportunidade de usar na prática essas habilidades operatórias;
* Socializa o aluno e permite que suas dificuldades sejam superadas pelo grupo;
* Enfatiza a motivação intrínseca. O aluno é auto-motivado e estimulado por seus colegas;
* Possibilita a condução das estratégias de investigação pelos próprios alunos;
* Oferece aos alunos a oportunidade da opção sobre quais temas gostariam de explorar.
Qual o papel do professor nesse processo?
   Embora no trabalho com projetos os alunos constituam o " centro" da aprendizagem, é  de destacada  importância o papel exercido pelos professores.
   A eles cabe colocar à disposição dos alunos livros, fotografias, eslaides, revistas e outros materiais relacionados ao tema estudado. Essa função o promove como verdadeiro agente divulgador de múltiplas linguagens, mostrando aos alunos que as perguntas e os saberes que sus respostas abrigam podem ser expressos  por textos, mas também a partir de gráficos , pinturas, mapas, desenhos, musicas, movimentos corporais e outros... explorar as múltiplas  inteligências: Linguística; Lógico - matemática; espacial;  Cinestésico - Corporal;  Naturalista;  Pessoais ..Intrapessoal e Interpessoal.
     Outro importante papel do professor é colocar -se como um fazedor de perguntas levantando duvidas, estabelecendo enigmas, propondo problemas, sugerindo desafios. No cumprimento dessa missão, o professor deve demonstrar sua argúcia em induzir o aluno a também perguntar , melhor dizendo, fazendo com que " suas" perguntas surjam " apresentadas pelos alunos" como se eles próprios as tivessem organizado.  Constitui insubstituível função de um professor, trabalhando ou não projetos, ser um codificador de símbolos, isto é , um profissional que interpreta textos, analisa gráficos, explora mapas, perscruta fotografias, inventa ilustrações e, enfim, traz para o aluno as mensagens ocultas dos diferentes símbolos presentes nas múltiplas linguagens. Em um projeto essa função assume prerrogativas ainda mais vivas e dinâmicas que aulas convencionais. 
(fonte ... Na Sala de Aula...Celso Antunes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário