
A essência e a chave do sucesso de um projeto é que representa um esforço investigativo, deliberadamente voltado a encontrar respostas convincentes para questão sobre o tema, levantada pelos alunos, professores , ou pelos professores e alunos juntos e eventualmente funcionários da escola, pais e pessoas da comunidade escolhidas para amostragem.
Os objetivos de um projeto não se esgotam apenas em buscar respostas corretas e abrangentes, mas principalmente em aprender de maneira significativa o tópico estudado.
O trabalho com projetos oferece a alunos já alfabetizados um contexto e muitos elementos para tomar a iniciativa sobre as linhas de sua aprendizagem, tomar decisões, assumir responsabilidades, eleger entre os membros da equipe os responsáveis pelos diferentes papeis e ir além dos limites de saberes restritos a um livro didático ou outra fonte utilizada coletivamente.
O crescimento do professor do aluno;
Instrução Sistemática ( professor)
*Explora a potencialidade no desenvolvimento da aprendizagem significativa;
* Ajuda o aluno a legitimar as habilidades operatórias adquiridas;
* Trabalha as deficiências de aprendizagem de um ou outro aluno;
* Destaca a motivação extrínseca. O aluno é motivado pela curiosidade que o professor desperta e anima;
* Permite aos professores guiar o trabalho dos alunos aproveitando suas experiências;
* Permite aos professores selecionar os eixos temáticos essenciais em cada disciplina.
Projetos ( aluno)
* Transforma um aluno em um descobridor de significações nas aprendizagens práticas;
* Oferece aos alunos a oportunidade de usar na prática essas habilidades operatórias;
* Socializa o aluno e permite que suas dificuldades sejam superadas pelo grupo;
* Enfatiza a motivação intrínseca. O aluno é auto-motivado e estimulado por seus colegas;
* Possibilita a condução das estratégias de investigação pelos próprios alunos;
* Oferece aos alunos a oportunidade da opção sobre quais temas gostariam de explorar.
Qual o papel do professor nesse processo?
Embora no trabalho com projetos os alunos constituam o " centro" da aprendizagem, é de destacada importância o papel exercido pelos professores.
A eles cabe colocar à disposição dos alunos livros, fotografias, eslaides, revistas e outros materiais relacionados ao tema estudado. Essa função o promove como verdadeiro agente divulgador de múltiplas linguagens, mostrando aos alunos que as perguntas e os saberes que sus respostas abrigam podem ser expressos por textos, mas também a partir de gráficos , pinturas, mapas, desenhos, musicas, movimentos corporais e outros... explorar as múltiplas inteligências: Linguística; Lógico - matemática; espacial; Cinestésico - Corporal; Naturalista; Pessoais ..Intrapessoal e Interpessoal.
Outro importante papel do professor é colocar -se como um fazedor de perguntas levantando duvidas, estabelecendo enigmas, propondo problemas, sugerindo desafios. No cumprimento dessa missão, o professor deve demonstrar sua argúcia em induzir o aluno a também perguntar , melhor dizendo, fazendo com que " suas" perguntas surjam " apresentadas pelos alunos" como se eles próprios as tivessem organizado. Constitui insubstituível função de um professor, trabalhando ou não projetos, ser um codificador de símbolos, isto é , um profissional que interpreta textos, analisa gráficos, explora mapas, perscruta fotografias, inventa ilustrações e, enfim, traz para o aluno as mensagens ocultas dos diferentes símbolos presentes nas múltiplas linguagens. Em um projeto essa função assume prerrogativas ainda mais vivas e dinâmicas que aulas convencionais.
(fonte ... Na Sala de Aula...Celso Antunes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário