domingo, 1 de março de 2015

EDUCAÇÃO INFANTIL, Atributos Importantes...

     Uma boa escola de Educação Infantil é a que ajuda a criança a aprender e a crescer em todos os sentidos, mais que não abre mão de ser, sob o ponto de vista da criança, alegre e muito divertida.
      A autonomia infantil, tanto do ponto de vista cognitivo quanto emocional, floresce à medida que as crianças exploram o diversificado mundo fora de casa e podem escolher e, sobretudo,  experienciar entre inúmera atividades propostas as mais condizentes com seu interesses e habilidades, desenvolvendo sua confiança e a autoimagem.
      Em uma boa escola de Educação infantil não pode jamais faltar adultos que escutem a criança, que a elogiem com integral sinceridade e sempre, que sejam plenas em exemplos positivos e, principalmente, que ensine a respeitar regras relativas ao tempo, ao espaço e em relação ao outro. Devem ter ainda  dignidade integral para distanciar-se de modismo e do acatar de teorias  educacionais de última hora.
É ESSENCIAL QUE ACREDITEM:
* Que toda atividade proposta se desenvolva a partir de um projeto pedagógico, intensamente estudado e experimentado.
* Que do projeto pedagógico geral possam aflorar uma série de outros projetos específicos, com objetivos claramente estabelecidos.
* Que toda ação educativa esteja comprometida com experiências e hábitos de vida saudáveis.
* Que todas as pessoas que atuam na escola, mesmo sem um papel especificamente docente, conheçam o mais possível sobre cada criança e sobre sua família.
* Que se explore sempre o domínio e a construção e assimilação de conteúdos.
* que se estimule a Observação das diferenças e a descoberta de que as mesmas não implicam hierarquia de valores.
* Que toda criança tenha múltiplas oportunidades de explorar e de desenvolver diferentes linguagens.
* Que tenham atividades ao ar livre e em sala e que o conjunto dessas atividades permita que a criança progressivamente descubra seu corpo , seus elementos e que conheça a vida e a natureza.
* Que se cuide de um portfólio pessoal para cada aluno e que este documento seja frequentemente debatido e discutido com os pais.
* Que a família possa sentir que a escola está interessada em sua ação educativa complementar.
(fonte. sala de aula de Celso Antunes) reflexão Selma Costa.

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