sábado, 14 de março de 2015

VAMOS PENSAR JUNTOS ??? Aprendendo a Conhecer.

         Essa aprendizagem se refere à aquisição dos " instrumentos do conhecimento" desenvolvendo nos alunos o raciocínio lógico, a capacidade de compreensão, o pensamento dedutivo e intuitivo e a memória.  O importante não despertar nos estudantes esses instrumentos como também motiva-los a desenvolver sua vontade de aprender e querer saber mais e melhor. Pretende-se assim despertar em cada aluno  a sede do conhecimento, a capacidade de pesquisar cada vez melhor e a vontade de desenvolver dispositivos e competências intelectuais que lhes permita construir suas próprias opiniões e seu pensamento crítico.. Para isso precisamos desenvolver o " aprender a fazer ". 
          Saber fazer ou dominar competências não se separa  de aprender a conhecer, mas confere ao aluno uma formação técnico - profissional em que aplicará na prática seus conhecimentos teóricos. É essencial que cada individuo saiba se comunicar  por meio de diferentes linguagens , assim como interpretar e selecionar , na torrentes de informações que recebe, quais são essenciais e quais podem ajudar  a refazer opiniões e serem aplicadas na maneira de se viver e de descobrir o tempo e o mundo.
          Continuamos a pensar... " aprender a viver com os outros"   Esse domínio da aprendizagem atua no campo das atitudes e dos valores e envolve uma consciência  e ações contra o preconceito e as rivalidades diárias que se apresentam no desafio de viver. Apostamos na educação como veículo da tolerância e da compreensão do outro, ferramentas essenciais para a construção da paz....  e a reflexão continua... " Aprender a Ser "    Esta aprendizagem depende  da conhecer; da fazer; da viver com os outro... então dessa forma a educação deve propor uma das suas finalidades essenciais o desenvolvimento total do indivíduo, espírito e corpo, sensibilidade , sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade.  A educação de valores e atitudes não pode ser restrita a uma disciplina em algum momento  do planejamento docente, mas um pensamento constante de se formar alunos autônomos e capazes de estabelecer relações interpessoais , de se comunicarem plenamente e de intervirem de forma consciente e proativa na sociedade..
          A prática do aprender a conhecer  vai ser um obstáculo a vencer: convencer-se de que aula expositiva clássica é apenas uma das muitas maneiras de se ensinar, é importante esclarecer que não se cria objeções  contra a aula expositiva, apenas não se pode cordialmente aceitar essa forma de ensino para tempos posteriores à invenção da imprensa  ou da descoberta da internet. Fazer essa reflexão é um apelo para que percebamos que as coisas mudaram e que o professor que hoje se pretende seja  menos um lector e mais, , muito mais,... " Um animador que desafia seus alunos, que os incita à pesquisa, que possa desequilibra-los em suas certezas  para leva-los à procura, à busca, à reconstituição do equilíbrio desestabilizado. É assim um ator, um interrogador, um profissional que instiga pensamentos, acorda inteligências, sugere linguagens e que leva seus alunos a perceber os abismos que separam a análise da crítica, a argumentação da explanação, a descoberta da assimilação inconsciente.
          Deixo claro que existem aulas expositivas excelentes e participativas nas quais o aluno, o tempo inteiro , sente-se verdadeiro protagonista.    Fonte  Na Sala de Aula de Celso Antunes.

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