Todo ato de compreensão envolve leitura. Desde que nasce, o ser humano faz sua " leitura de mundo", inicialmente por meio dos sentidos - visão, audição, tato, olfato e paladar -, explorando de forma sensorial o ambiente. Ao longo do tempo, ao ouvir os sons das palavras faladas, aprende a língua ouvida, um fenômeno cultural. Dessa forma, aos poucos, internaliza a linguagem e, por imitação, aprende a falar, fazendo-a " leitura auditiva".
O ser humano "lê com os olhos" toda e qualquer paisagem, objetos, pessoas... Lê cinestesicamente por meio do tato, o que também torna possível conhecer o espaço circundante. A primeira ação executada pelo indivíduo ao nascer, portanto, é a leitura.
Segundo FOUCAMBERT, a presença do mundo escrito está por toda parte, e o ato de ler relaciona-se diretamente ao de registrar, escrever, representar, e confirma que isso se dá desde o nascimento do bebê.
" LER ", segundo o dicionário Caldas AULETE, é a ação de conhecer, interpretar, perceber, deduzir, decifrar, rever, inteirar-se de símbolos, pronunciar as letras do alfabeto juntas e assim decodificar a palavra escrita, interpretando tudo aquilo que é passível do ato de leitura e está sujeito a compreensão do homem. Aprofundando essa questão, a palavra "ler", originária do latim, legere, significa decodificar qualquer obra submetida ao olhar, percorrida em toda sua extensão pela vista, atribuindo-lhe sentido.
Para definir e demonstrar várias possibilidades de compreensão da palavra " ler", pode-se ir além da simples decodificação para uma complexidade maior que é a leitura, traduzida por meio das escolhas e procuras que o leitor decide fazer. Sempre deve haver opção e poder de decisão sobre o que está lendo. Deve-se considerar, segundo Daniel PENAC ( 1993), que um dos direitos do leitor é decidir o que deseja ler, aquilo que está intrínseco no ato de leitura.
Os diversos registros criados pelo homem para documentar sua vida, para representá-la, das emoções aos fatos, mostram a necessidade de retomar o tempo e o espaço.
Ler é absorver de forma privilegiada a cultura de diversas sociedades. Cabe ao professor trabalhar com os alunos o hábito da leitura nas diversas áreas de conhecimento, aguçando a vontade de saber cada vez mais.
Também lhe compete considerar particularidades do aluno , suas peculiaridades; e que a partir de cada (re) leitura se abrem inúmeras possibilidades de melhor compreende e interpretar o mundo e a própria vida. - Silva, Ezequiel T. da O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura.São Paulo : Cortez, 2000.
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