sexta-feira, 7 de junho de 2013

CIBERdependência

          A SIMPLES REPRESSÃO DO COMPORTAMENTO NÃO É EFICAZ NA BUSCA DA CURA. PRECISAMOS OFERECER AOS JOVENS A OPORTUNIDADE DE TRANSFORMAR ESSA IMENSA ENERGIA EM ALGO PRODUTIVO E POSITIVO.

          Os jovens, especialmente os adolescentes, são os mais vulneráveis ao que hoje chamamos de ciberdependência, termo usado para caracterizar o uso compulsivo da internet  A pessoa que usa a rede por mais de duas horas por dia com a finalidade de buscar distração é considerada um ciberdependente.
          Existem milhares de pessoas, na maioria adolescentes, que passam horas e horas na frente do computador, como que hipnotizadas pelos games: uma empreitada que simula uma guerra onde personagens representados por monstros ou heróis duelam num combate mortal. O objetivo é prender a atenção do jogador, que vai ganhando " poderes " e desenvolvendo o seu personagem.
          Esses jogos são projetados com um sistema de recompensa dada aos poucos, que visa manter o jogador cada vez mais interessado e viciado no objetivo.
          A situação - problema decorrente desse vício é a alienação social, isolamento da família, baixo desempenho escolar, desinteresse pela a vida,  depressão  etc.. O principal indicativo dessa dependência é quando a pessoa não consegue ficar bem por muito tempo em lugares que não dão acesso a internet.
          Muitas pessoas passam o dia inteiro plugados na rede, mas por uma questão de trabalho.  Outras entram  com uma determinada finalidade e, uma vez cumprida , saem,  O compulsivo,  ao  contrário,  não tem  objetivo  específico.  Entra na internet em busca de compensação  inconsciente  para  uma  necessidade  interior  que  talvez  não  possa  ser  satisfeita  de maneira  original.  O  prazer  momentâneo  experimentado  através  dessa a atividade  repetida  por  várias vezes  cria  uma  dependência.
          Como qualquer transtorno de dependência, o  ciberdependente  necessita  de ajuda  médica  e psicológica.  A simples repressão do comportamento não é eficaz na busca da cura.   Precisamos  oferecer aos jovens a oportunidade de transformar essa  imensa  energia  em algo  produtivo  e  positivo.   Talvez essa busca pelo virtual  seja um grito  de  socorro  e  a  única  forma que ele encontrou  para existir  num mundo vazio  e carente  de sentido.

Estejamos atentos...
fonte. revista Cidade Nova - abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário