domingo, 2 de junho de 2013

INTERACIONISMO LEVADO A SÉRIO

          Teoricamente, o papel da escola é identificar e valorizar os conhecimentos prévios do aluno para, então, auxiliá-lo a construir novos conhecimentos. Isso acontece na prática???
          A proposta pedagógica da escola precisa pensar um meio de estabelecer a comunicação entre toda a comunidade escolar e o processo que se dá em em sala de aula. Da mediação do professor depende o desenvolvimento de estratégias que tragam os contextos histórico, social e cultural dos alunos para tal espaço. dessa forma, o conhecimento real de cada um se torna ponto de partida do saber potencial do grupo. Nessa relação carregada de significado é que se estabelece a aprendizagem, mediante a ação do professor.
          # Estamos preparados para desencadear  tal processo em nossa escola?
          # Os professores se têm colocado como mediadores do processo de aprendizagem, provocando novos olhares e conceitos?
          # Os conhecimentos prévios dos alunos estão sendo valorizados para ativar o processo?
          É necessário estar atento  e alinhado à proposta pedagógica e ideológica da escola, colocada e plenamente vivenciada por alunos e professores.
          A participação ativa do aluno e seu papel como protagonista da própria aprendizagem devem ser respeitados, dando-lhe voz, ação e decisão. Assim, num movimento de elaboração e reelaboração de hipótese, novas ideias devem ser provocadas; questionamentos, incentivados, ouvidos e percebidos.
          A sala de aula tem que se tornar ambiente de acolhimento e busca tanto individual quanto coletiva para a construção do conhecimento. Ao professor não cabe apenas ouvir o que os estudantes dizem, mas valorizar suas experiências e sentimentos, num processo contínuo de significar e ressignificar o que eles vivenciam.
          Não é postura fácil, porque nos força ao despojamento da crença de que sabemos mais e melhor que os alunos. À abertura para as novas e interessantes possibilidades que eles nos trazem a cada dia. Estudar, ler, informar... Só dessa forma podemos, de fato, transpirar a verdadeira arte de transformar informação em conhecimento.
Ficamos com essa reflexão de Rubem Alves. " Para isto existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas, somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido".
Selma Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário