domingo, 2 de junho de 2013

IMPORtÃNCIA DA ORGANIZAÇÃO NOS ESTUDOS

          O processo de aprendizagem gera uma reflexão que resulta em definição importante na vida estudantil: necessidade de ampliar cada vez mais o conhecimento.
          O professor que sabe como agir tem domínio da turma, é proativo, sabe buscar o conhecimento pela ação, faz resgate diário. Seguem algumas sugestões para melhorar a rendimento de seu trabalho educativo.
# Usar estratégias diversificadas, fazendo o aluno aprender coletivamente.
# Refletir sobre a capacidade cognitiva do aluno - pensar criticamente, ver com imaginação, raciocinar.
# Alinhar a visão, os objetivos, as metas do ano, as necessidades da relação professor-aluno com certa frequência.
# Levar o aluno a ter mais autonomia e tomar iniciativas. Aos poucos, fazê-lo sentir-se um catalisador de mudanças em sua prática escolar.
# Dar tempo ao tempo. Críticas mal-elaboradas ressaltam os pontos frágeis do aluno, restringindo-lhe o potencial criativo, a capacidade e a intuição.
# estar aberto ao diálogo, porque, dessa forma, ganha a confiança do grupo e, quando necessita de atuação mais assertiva, obtém eficácia nos resultados.
# Palavras e atitudes encorajam os aluno a seguir o melhor caminho, levando-se em conta, sempre, os limites das partes envolvidas.
# Excesso de sono em sala de aula, desinteresse, fácil irritação são sintomas de que algo não vai bem. Sensibilidade e poder de percepção traduzem o professor que não apenas teoriza, mas reflete e persegue a necessária coerência entre pensar e agir.
          Compreender essa variabilidade é um desafio para os profissionais da educação que direcionam a validade e a metodologia do seu trabalho. E por que  não passar todos os dias trabalhando em aulas exercitantes para alunos interessantes???.
Selma Costa

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