terça-feira, 21 de maio de 2013

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

            A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, e consiste numa reunião de milhões de católicos, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada, em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios as jornadas são vividas localmente. No Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo.Para cada jornada o Papa sugere um tema. Para João Paulo II... a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores responsáveis e, acima de tudo voltada para DEUS e para o próximo.
          Dois símbolos foram oferecidos pelo Papa João Paulo II para acompanhar as jornadas: a cruz, e o ícone de Nossa Senhor
A Cruz de madeira, de 3,8 metros, foi construída e colocada como símbolo da Fé Católica, perto do altar principal, na Basílica de São Pedro, durante o Ano Santo da Redenção ( semana santa de 1983 a semana santa de 1984) no final daquele ano, depois de fechar a porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como símbolo do amor de Cristo pela humanidade e, desde então, já percorreu locais dos cinco continentes.
          Em 2003, o hoje João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé a ser levado pelo mundo. Acompanhando a Cruz  da JMJ: O ícone de Nossa Senhora, como cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado  na primeira e maior basílica para Maria, a Mãe de Deus, no ocidente. Santa Maria maior. Hoje eu confio a vocês ..., o ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria , próxima aos jovens que são chamados, como apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas.( Roma, 18 Jornada Mundial da Juventude, 2003).
          A última jornada foi realizada no ano de 2011 em Madri, com a presença do Santo Padre bento XVI, sob o tema : Enraizados e Edificados n' Ele...firmes na fé( col.2,7) e reuniu quase dois milhões de jovens. Este ano de 2013, temos a alegria de sediar a jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro. Desejamos homenagear ao Beato Jõao Paulo II por seu profetismo e liderança, como também aos jovens católicos, pela perseverança e empenho na realização desta peregrinação de amor e fé.


Registro necessário para no futuro lembrarmos esta manifestação de fé e amor, como tudo começou..

Nenhum comentário:

Postar um comentário