sexta-feira, 24 de maio de 2013

DINHEIRO, O QUE FAZER COM ELE ?

           SE APRENDE EM CASA E NA ESCOLA.
          Lidar com dinheiro não é fácil para os adultos, muito menos para as crianças. Ganhar dinheiro é muito difícil e, por outro lado, gastar é muito fácil. Ofertas, promoções, necessidades instadas pela mídia, sonhos de consumo já acabaram com a poupança de muitas famílias. Importante perceber que a administração desses recursos cabe a adultos. Imaginem então o que significa para as crianças ter um pouco mais de dinheiro no bolso...
          O real valor do dinheiro só é aprendido quando de fato existe a responsabilidade de lidar com ele, ou seja, fazer com que seja suficiente para suprir todas as necessidades em determinado prazo. Boa parte das pessoas aprende a lidar com dinheiro quando começa a receber salário; só na fase adulta, portanto. E as crianças, como podem  aprender se não recebem salário ? Há outros caminhos ? É possível promover uma educação financeira ? Sim, não só é possível como necessário que as crianças sejam  sejam orientadas sobre como estabelecer uma relação saudável com o dinheiro e, dessa forma, preveni-las  para chegar a vida adulta preparadas para ganhar e gastar bem os recursos financeiros.
          Para pensar na educação financeira dos filhos, é necessário revisão de valores, preconceitos e práticas  na relação com o dinheiro. É importante, por exemplo, pensar em como aproveitá-lo melhor e usufruir de seus benefícios. Afinal, as crianças seguem modelos, não sendo diferente nessa área. As crianças vão usar como referência os adultos com quem convivem e praticar os valores que neles enxergam. O objetivo da educação financeira é criar uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro. A educação financeira adequada exige tempo, treino e persistência, devendo abordar quatro aspectos:
1 - Como gastar dinheiro - desenvolver o espírito empreendedor e estimular modos inovadores de raciocínio, por exemplo, são ferramentas essenciais à preparação de crianças e jovens para o futuro.

2 - Como gastar dinheiro - Muito da habilidade em lidar com finanças, tanto na infância quanto na vida adulta, depende da capacidade de diferenciar o " eu quero " do " eu preciso ". Gastar em coisas que se desejam é divertido, saudável e importante. Parte da responsabilidade dos pais e educadores, porém, é ensinar que, na vida, as necessidades vêm em primeiro lugar.

3- Como poupar  - Existem várias razões para se aprender a poupar. A ideia mais imediata é a de segurança. Embora seja correta, vale levar em consideração algumas outras. Ter uma poupança - ou ser educado para isso - cria disciplina, dá limite e ensina autorrespeito.

4 - Como doar tempo, talento e dinheiro - O ato de doar deve ser ensinado como parcela da responsabilidade social de cada cidadão. É urgente ensinar às crianças que a solução dos problemas e do país não depende exclusivamente do governo. Acima de tudo a educação financeira deve ensinar que a responsabilidade social e ética precisam estar sempre presente no ganho e uso do dinheiro.
    Não há idade específica para ensinar os filhos a lidar com as finanças, mas eles podem ter os primeiros contatos com o dinheiro a partir dos 6 anos. Para isso, jogos e livros ligados ao tema são muito apropriados. Banco Imobiliário é um dos melhores jogos para isso. Ensina o que é comprar, vender, lucrar... Histórias como João e o Pé de Feijão. A Cigarra e a Formiga. A Galinha dos Ovos de Ouro transmitem valores importantes sobre paciência, planejamento e trabalho, indispensáveis para uma boa educação financeira.

ALGUMAS DICAS  DICAS  SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, PODE AJUDA  A FAZER PARTE DOS OBJETIVOS DE UMA EDUCAÇÃO COMPLETA.

a) Crianças precisam de exemplos práticos para começar a entender o valor das coisas. Se a família pretende viajar nas férias, isso pode ser um bom começo para pedir ao filho que participe das economias da casa para esse objetivo.
b)  Não esconder as dificuldades financeiras, nem sustentar um padrão de vida irreal.
c) Dar mesada com regularidade. O mais importante não é o valor, mais cumprir o que foi combinado.
d) Não impedir o filho de gastar o dinheiro dele. Haverá erros e acertos, mas parte do processo de aprender a economizar é saber como gastar. Isso inclui fazer escolhas e, eventualmente , arrepender-se.
e) Manter o planejamento, evitar das às crianças mais que o valor determinado próprio da mesada.
f) Tarefa doméstica não deve ser remunerada. Fazer isso diminui a autoridade dos pais. A criança deve ajudar em casa porque faz parte da família.
g) Boas notas escolares não devem ser motivo de remuneração. Pagar por boas notas na escola é mostrar  à criança que o importante é o resultado, não o aprendizado.
h) Ensinar o valor do dinheiro. Esclarecer a diferença entre querer e precisar de alguma coisa. Estimular o filho a comparar preços e evitar comprar aquilo que considerar caro, mesmo que possa fazê-lo.
(fonte PAD)
Selma Costa.

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