terça-feira, 21 de maio de 2013

CONDUTA DOS PAIS COM OS FILHOS: Como agir com os filhos.

          ELE ME DESAUTORIZA DIANTE DAS CRIANÇAS.

          Divergência de opinião e de modos de conduta entre o casal devem ser discutidas e resolvidas bem longe das crianças! Por que ??? Quando o pai desautoriza a mãe, ela perde a autoridade diante dos filho ou vice versa! O filho cresce pensando que sempre vai conseguir  o que quer e, ao entrar na adolescência,  ele vai sofrer muito porque no mundo lá fora, na maioria das vezes, ele não vai conseguir o que quer tão facilmente. Portanto, mesmo que o pai seja contra alguma  atitude da mãe, ele deve apoiá-la incondicionalmente diante dos filhos e discutir com ela  suas divergências em outro momento, bem longe das crianças.
          ELE NÃO QUER ME AJUDAR NOS CUIDADOS DAS CRIANÇAS!

          Pare e Pense: será que você está sabendo mostrar ao seu marido a real necessidade que você tem da ajuda dele? Talvez ele pense que seja você a única responsável pelos cuidados, ou então até ele queira ajudar, mas você acaba criticando o jeito meio bruto ou desengonçado dele nos cuidados com as crianças, tomando a frente dele e ele acaba desistindo...
          Ele tem ciúme do nosso filho. Será que você não está dando atenção demais a criança  e deixando seu marido de lado? As crianças requerem mesmo atenção, mas lembre-se: Os filhos foram feitos para o mundo, um dia eles irão embora e sobrarão apenas você e seu marido!, como será  o relacionamento de vocês se desde hoje você não o cativar?  Que tal se organizar  para continuar o namoro com o seu marido, deixando o filho com uma pessoa de confiança, de vez em quando? É importantíssimo manter momentos a sós com seu marido mostrar que sua atenção seja somente para ele ( ou vice e versa).
          Toda e qualquer pessoa necessita sentir que alguém a ama e a admira, mesmo com todos os defeitos que ela possa ter. Dentro de uma família, ela sempre se sentirá amada e aceita, por mais rude que a família seja, por mais terrível que seja o seu erro. ( após passar o momento de raiva e aborrecimento que ela provoca)
          A família sempre apoia os filhos em tudo o que eles fazem, desde que sejam coisas razoáveis ( dentro das regras), e é ela quem promove o sentido de segurança aos filhos. A família é a célula-master da sociedade , o lugar onde se desenvolvem as estruturas psíquicas, onde a criança forma a sua identidade e desenvolve o seu emocional.
         A família tem como função educar os filhos e prepará-los para o convívio social..

          RELAÇÃO ENTRE OS PAIS ( MARIDO E MULHER)

          A relação Homem /mulher inicia uma nova família. São duas pessoas diferentes, com suas próprias crenças,valores,educação e cultura, que necessitam ajustar-se em seus princípios para uma boa convivência. E  como é que se obtém o equilíbrio conjugal? É de suma importância que o casal tenha o respeito mútuo, amor, e que possa trocar idéias através de muita conversa e diálogo para propiciar, dessa forma, um ambiente saudável ao crescimento dos filhos. Os pais necessitam estar sempre de comum acordo ( pelo menos na frente dos filhos) para promover uma educação satisfatória.

          RELAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS.

          Cabe aos pais o papel de educar os filhos. A educação é a condição básica para o convívio social. Educar implica o uso de autoridade para estabelecer limites, dar ordens e proibir o indispensável que possibilite a criança controlar sua impulsividade: toda criança nasce egoísta, ela passa a respeitar o outro através da educação, disciplina, mas principalmente, pelo exemplo dos pais. As crianças sempre identificam-se com um dos pais, e fazem o que esse adulto faz.
          Quando os filhos são pequenos, os pais sempre decidem " o que" , "como" e "quando". Eles tem plenos poderes sobre seus filhos e por eles sempre tomam as decisões que julgam corretas. Mas , quando os filhos chegam a fase da adolescência, surge uma série de problemas entre pais e filhos.  Os pais tem dificuldades para aceitar o crescimento de seus filhos. O mais importante é buscar juntos e criar soluções conciliadoras para que todos sejam bem atendidos ( onde as minhas necessidades são tão importantes quanto as suas) O maior papel dos pais consiste em apoiar, compreender e dialogar com seus filhos!!!.

experimentando todos os dias no convívio de crianças e pais, vendo e ouvindo as queixas de ambos, decidi registrar alguns pontos que considero importantes para serem refletidos.
Selma Costa.

Um comentário:

  1. Você precisa investir mais nesta caminhada de escritora, tem tudo para dá certo.

    ResponderExcluir