quarta-feira, 22 de maio de 2013

PROFESSOR "O PROFISSIONAL E O EMPREENDEDOR.

          Ser professor é realizar um trabalho de vanguarda independentemente da época em que se exerça a profissão.
          Primeiramente, espera-se que, como profissional, ele seja ético. Que tenha uma escala de valores e moral que a norteiem para posicionamentos adequados na sociedade em que está inserido. Que seja confiável e comprometido. Sabedor de que seu exemplo pessoal é mais rico que suas palavras, ele deve agir de acordo com princípios éticos gerais.  O professor empreendedor é pro-ativo, tem iniciativa e desenvolve competências e habilidades para criar projetos que promovam  a formação dos alunos. Ele é entusiasmado e otimista, autoconfiante e acredita no potencial deles.
          O trabalho do professor empreendedor não inicia nem acaba na sala de aula. Pelo contrário, suas aulas são resultado de seu empreendedorismo .O profissional da educação não se contenta em repetir aulas de modo automático, com formulas e moldes que pensa terem dado certo. Ele se reinventa a cada dia, busca alternativas que não estão nos livros, mas na vida, no cotidiano específico do convívio social, na observação atenta dos seus alunos e familiares. Ali busca perguntas e, ali encontra respostas.
          Esse professor empreendedor deve ter claro que, na medida em que se ensina, também aprende. Cada classe é uma rica fonte de aprendizado para ele. Uma aula não é igual a outra, mesmo que o assunto seja o mesmo. Por essa razão, , o trabalho docente nunca pode ser monótono. Ele é estímulo para seu aluno dar saltos de qualidade e, até mesmo, superar o mestre. Este é o desejo dos verdadeiros profissionais da educação: que os discípulos os superem.
          É preciso então que o professor empreendedor cuide de sua carreira, se construa como profissional competente, se transforme a cada instante conforme as mudanças sociais, tecnológicas e filosóficas ocorram.
Cultivar sua carreira é sem dúvida, ser um empreendedor. É preciso ter iniciativa e desenvolver competências e habilidades para criar projetos profissionais pessoais que busquem a excelência no trabalho docente. Esse profissional não pode contentar-se com menos, sabe que deve decidir e assumir a responsabilidade das suas decisões. O professor empreendedor, assim como qualquer outro bom profissional, não encerra seu cotidiano na escola. Ele está, sim, conectado ao mundo virtual, utiliza ferramentas tecnológicas com maestria, busca relacionar conhecimentos de outras áreas com a sua, exerce outras atividades profissionais além de dar aulas, mantem rede de contatos com profissionais da mesma  área, frequenta museus e exposições, participa de congressos, lê escreve, publica, posiciona-se, enfim, como cidadão.
          Outra característica do professor empreendedor envolve o interesse em buscar novas informações, soluções e inovação para seu negócio. Tem visão de futuro e não tem medo  de assumir riscos. Sabe ouvir seus alunos  e assim saber suas necessidades e dificuldades.
         " O Professor Empreendedor é Organizado, sabe Planejar e Assume Responsabilidades Com Toda equipe Escola".... Sabe que o trabalho em equipe é fundamental para a obtenção de bons resultados. Respeita todos os outros profissionais da escola, porque conhece a necessidade de cada um contribuir no ambiente escolar para a promoção do aluno.
          Planejamento da carreira profissional, execução eficaz de um consistente projeto político-pedagógico, autoconfiança e compromisso ético tornam-se então os pilares do profissional da educação, que lhe garantem satisfação e competência no trabalho de educar.
fonte. revista PAD.

Um comentário: