quarta-feira, 1 de agosto de 2012

AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO.

     Na condição de educadores, a todo momento somos questionados sobre nossa prática pedagógica e suas implicações para a aprendizagem escolar. Percebemos que as ciências da educação avançam, enquanto a escola procura alternativas para diminuir o descompasso entre o pensar e o agir.
     Enfrentar essa falta de cadência, pois o avanço científico e tecnológico alargou as fronteiras do saber e descortinou muitas possibilidades de tornar o ambiente escolar mais desafiador e interessante para quem aprende e quem ensina.
    Muitas perguntas têm feito parte do cotidiano dos professores comprometidos em realizar mudanças em sua prática educativa. Porém, assumir este compromisso não é tarefa fácil, tendo em vista o contexto educacional da atualidade, no qual a escola tem sido constantemente questionada quanto ao seu papel na sociedade e à efetividade dos processos e resultados na formação dos estudantes. Porém assumir que a escola é o espaço oficial da manutenção do conhecimento sócio-histórico e da construção de novos conhecimentos dá forças para encarar as incertezas e inseguranças que as mudanças provocam, pois elas fazem parte do processo de transformação da escola e das práticas pedagógicas.
     Este cenário de incertezas leva a questionamentos tais como: que teorias e recursos seriam mais adequados para ajudar o professor ir mais além do conhecimento já que possui e pensar em novas estratégias de aprendizagem? Que caminhos seguir para que os alunos alcancem melhores resultados de aprendizagem e aprimorem as competências e habilidades profissionais?
    Sob tal perspectiva, A multiplicidade de ideias amplia o universo de referências culturais em diversas áreas do conhecimento, leva à reflexão e auxilia a prática pedagógica; é tempo de reflexão e ação; As tintas  e telas  do ateliê da escola estão à espera de práticas que provoquem o desejo de saber como os alunos aprendem a pensar e como renovar o prazer de ensinar.  ( revista PAD , maio 2012)

Um comentário:

  1. Olha Antonio, que prazer de ler seu comentário, mesmo sendo só hoje, estive muito atarefada e deixei de postar por um período longo, mais já estou de volta, querendo falar sempre desse desafio de educar em todos os temas.
    Obrigada. Não sei como é o nome do seu blog, por favor me envie.

    ResponderExcluir