terça-feira, 19 de julho de 2011

Exercitando a amizade

          " O homem cresce em virtude e em sabedoria , já dizia São Tomás de Aquino.
          Aquilo que não temos, encontramos no amigo. Não é possível ser feliz sem amigos, nem viver sem amigos. Por isso a amizade faz parte da essência humana.
          A amizade protege quando compreende. Os sonhos do mundo estão aí. Podem ser sonhados ou desprezados. Ao educador compete essa viagem tênue pela dor e pelo amor.Pelo olhar cúmplice, que é capaz de dar sentido ao que parecia perdido.O educador não desiste diante da aparente impossibilidade do educando de aprender ou diante da apatia ou de outro elemento adverso. O educador não desiste porque, acima de tudo, é amigo. É a amizade que impulsiona o caminhar juntos. Naturalmente, o educador é um amigo mais experiente, é referencial, mas é sempre um amigo. Pequenos gestos se convertem em grandes ensinamentos. E um pouco do que semeiam os educadores sempre fica, principalmente o que toca a alma.
" O PROFESSOR TEM ALMA. E é disso que o aluno precisa. De cumplicidade. De amizade.
          A amizade se concretiza por meio de gestos, e a palavra é um dos seus principais instrumentos. Um novo aluno é sempre uma nova terra a ser descoberta. è sempre uma nova conquista o seu aprendizado. E com que felicidade um professor amigo acompanha passo por passo do gigante que conseguiu acorda!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário