domingo, 24 de julho de 2011

Avós e netos, amizade inesgotável

          Na próxima terça feira, dia 26, comemoramos com imensa alegria o Dia dos Avós. Nos dias atuais, mais do que nunca, vemos que é de importância notável a influência dos avós na vida dos netos que por diversas vezes  causas residem com eles e vivem sob sua supervisão. O tempo vai passando e as cenas vividas pelas crianças na convivência com os avós são inesquecíveis. Para as crianças a vovó e o vovô são tesouros que elas carregam para sempre em seus corações. Lembro-me de uma histária em que o avô ficou viúvo e passou a morar com o filho, a nora e o neto de 6 anos. Há um ano ele havia sofrido de um disturbio neurológico e estava vivendo trêmulo e esquecido. Seus passos hesitantes. Na hora das refeições tornava-se difìcil o hábito de comer. O pão caía no chão, o café derramava na toalha e sua nora ficava nervosa e irritada. Aquela cena era repetida todos os dias. E aquele bondoso senhor ficava angustiado e nervoso pelo mal estar que estava causando. Então, o filho pensava que devia fazer alguma coisa pelo seu pai para melhorar sua situação. Assim, ele e a esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá o senhor comia sozinho enquanto a família desfrutava das refeições na sala de jantar. . Desde que seu Joâo tinha quebrado dois pratos, a comida foi servida numa tigela de madeira.
          Quando a família olhava de relance na direção do sr. João, lá sentadinho, às vezes percebiam nele uma lágrima escorrendo pelo seu rosto. Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele era de advertência quando ele derramava alimentos no chão. O netinho assistia tudo aquilo em silêncio, de vez em quando indo ver o vovô. Uma noite depois do jantar, o pai notou que seu filhinho estava brincando no chão com sucatas de madeira. E  no outo dia... e no outro dia a mesma coisa. Ele então perguntou ao filho: o que você está fazendo? E o inteligente menino respondeu: Eu estou fabricando uma tigela para você e mamãe comerem quando eu crescer.  Aquelas palavras golpearam os pais, que ficaram mudos. Então no outro dia seu João já estava  na mesa junto da família e muito feliz.
          O olhos delas(crianças) sempre sempre observam, seus ouvidos sempre escutam e suas mentes trabalham sem cessar.Só o tempo dirá aos netos de hoje quando ficarem adultos, o  valor desses momentos vividos com essas figurinhas notáveis que se chamam vovó e vovô. Vamos envelhecer felizes com a felicidade dos nossos netos.  ( artigo Gazeta Dr. Milton Hênio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário