segunda-feira, 2 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM GRUPO DOS ALUNOS

          O trabalho em grupo promove a cooperação em busca de aprendizagem contextualizada e significativa, tomando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para novos conteúdos. Para isso, o professor necessita ser o mediador da aprendizagem, orientando as atividades de acordo com os objetivos propostos, potencialidades, dificuldades e ritmo de aprendizagem dos alunos. Para alcançar esse propósito, ele precisa responsabilizar-se pelo planejamento detalhado do processo de aprendizagem, por meio do trabalho em grupo, determinando as regras e as responsabilidades de cada um.
          A adoção de estratégias diversificadas de ensino em grupo possibilita o diálogo entre os conteúdos escolares, a sociedade e o contexto social do jovem. A articulação entre os conhecimentos e a experiência de vida do aluno na sociedade é determinante para incentivar sua autonomia na condição de aprendiz e despertar seu interesse pelos conhecimentos. O professor deve prever oportunidades que promovam a participação ativa do aluno na sua aprendizagem, significando isso afirmar que ele deva instituir , na sua prática docente , situações pedagógicas que propiciem a aprendizagem de trabalho coletivo, contribuindo, efetivamente, para a construção do princípio de participação cidadã dos jovens, estimulando o exercício de cooperação e solidariedade.
          O trabalho em grupo precisa ser uma estratégia de ensino embasada, solidamente, no objetivo da aprendizagem - eixo estrutural do planejamento da aula conforme objetivo pretendido. O professor tem toda a condição de escolher a estratégia, conduzir as reflexões e debates, sistematizar o resultado das discussões, assegurando a compreensão da estratégia como uma das etapas da aprendizagens.
          Ao organizar aula estruturada no trabalho em grupo, o principal objetivo a alcançar é que os alunos passem a ser os principais responsáveis pela própria aprendizagem.
UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS VALORIZADAS NA SOCIEDADE É O INDIVIDUO QUE TRABALHA EM GRUPO.

2 comentários:

  1. Realmente Selma, além da convivência com o outro, a troca de conhecimentos é fundamental para ambos.
    Estava com saudades.

    ResponderExcluir
  2. muito legal texto parabéns, foi-me muito util...

    ResponderExcluir