terça-feira, 3 de abril de 2012

INOVAÇÃO E APRIMORAMENTO

          Escola é espaço de inovação, de aprimoramento pessoal e profissional. Em qualquer profissão se identificam diferenças individuais de habilidades, competências e desempenho. Na profissão docente não é diferente. Cada professor tem características pessoais e profissionais distintas. Durante muito tempo, a profissão docente esteve associada ao " dom de ensinar" . Como as demais profissões na sociedade, demonstrou-se que a docente também se aprende, independente de talento natural.
          A formação contínua ou permanente é uma das condições para o magistério na sociedade atual. A cobrança de profissionalização docente aconteceu tanto quanto como nas demais  áreas de atuação social, e a solicitação por professores competentes  tem merecido destaque no cenário nacional, visto que as exigências por uma melhor qualificação dos futuros trabalhadores emergem num contexto de competitividade econômica .
           o processo de aprimoramento docente decorre de dois aspectos fundamentais para a sua efetivação: conhecimento teórico sobre a área de conhecimento que se pretende atuar; e o conhecimento sobre a natureza, a constituição e o propósito do saber pedagógico e do saber docente.
          Uma profissão, para ser exercida, precisa de uma formação inicial, específica, para que o sujeito possa exercê-la com domínio, e de uma formação continuada, permanente, constante para que ele se constitua um profissional  autônimo, crítico e reflexivo.
          Inovar, no contexto escolar, significa criar oportunidades de aprendizagem embasadas na análise e reflexão da ação docente obtida da própria experiência profissional, ao inovar, o professor estará, permanentemente, se inovando.
A FORMAÇÃO CONTÍNUA OU PERMANENTE É UMA DAS CONDIÇÕES PARA O MAGISTÉRIO NA SOCIEDADE ATUAL.

2 comentários:

  1. E como é bom aprender a cada dia algo novo.
    Seja qual for a profissão, precisamos buscar essa inovação, mas não só buscar, o importante é colocar em prática tudo que se aprende.

    ResponderExcluir
  2. O verdadeiro educador nunca se considera pronto. Considerar-se pronto é estacionar no tempo, é não abdicar o seu papel!

    ResponderExcluir