terça-feira, 27 de dezembro de 2011

LEIA PARA UMA CRIANÇA. DICAS PARA UMA BOA LEITURA.

     Por que ler histórias para crianças?
Primeiro porque elas adoram. Descobrem um jeito novo de se relacionarem com os adultos e sentem-se acolhidas.Depois, porque elas se identificam com os personagens e situações, trazendo aprendizados para sua própria história, além de aumentar seu repertório cultural. Crianças precisam ter como modelos adultos queridos que leem, assim darão valor à leitura e também se tornarão leitoras.
     Uma história toca cada criança de um jeito diferente. E vai tocar você também . Por isso, leia, releia, eduque e aprenda com um livro nas mãos.
DICAS PARA UMA BOA LEITURA:
Leia de forma simples. - Não se preocupe muito com a entonação ou com grandes interpretações. A leitura deve ser agradável também para você. Leia em voz alta e confie na imaginação das crianças.
História não é só na hora de dormir. _ Leia sempre que possível. Pela manhã, à tarde ou à noite, no parque, na praça, na praia, na sala de sua casa, na escola. Não existem regras.
Sinta-se bem com a atividade - Se você estiver confortável e feliz por estar lendo, a criança vai se sentir bem em estar ali ouvindo. E vai receber a leitura como um gesto de amor de sua parte.
Valorize o texto e as ilustrações. Mostre o livro e suas figuras. è uma forma de facilitar a compreensão, estimular o senso estético e fixar o conteúdo da história.
Deixe a criança tocar nos livros. _ Como se estivesse descobrindo novos brinquedos. Ás vezes, você está lendo uma história e ela está brincando com  outro livro.Mas , não se preocupe, ela está atenta à sua leitura
Leia quantas vezes a criança pedir.- Cada vez que você lê a mesma história, a criança descobre novos detalhes e outros significados.leia e releia se for pedido.
Aproveite esse interesse da criança e dê asas a imaginação. 

Um comentário:

  1. Realmente Selma a leitura nos inspira, nos leva a outros mundos.
    Crianças que sempre escutam histórias, com certeza se tornam grandes leitoras.
    Ótimas dicas.

    ResponderExcluir