sábado, 5 de novembro de 2011

AVALIAÇÃO: TRANSFORMAR RESPOSTAS EM NOVAS PERGUNTAS

      O processo avaliativo, assim entendido, orienta-se pelas múltiplas dimensões de aprendizagens desenvolvidas em cada experiência educativa. É preciso analisar a cada etapa do processo individual questões relativas às áreas de conhecimento, o aprofundamento na abordagem dos conteúdos, a aprendizagem no sentido teórico prático, o envolvimento do aluno na tarefa de aprender, as relações estabelecidas com o grupo. Envolvidos em uma mesma atividade, os alunos aprenderão reações muito diferentes em termos do entendimento e riqueza de suas respostas e/ou manifestações. Cada uma de suas respostas e/ou comentários poderá suscitar muitas outras perguntas e atividades a serem propostas. A dinâmica do acompanhamento do  professor se dará na articulação entre as experiências educativas grupais e o acompanhamento das construções individuais ocorre da seguinte forma em termos de avaliação mediadora:

EXPERIÊNCIAS COLETIVAS RESULTAM EM CONSTRUÇÕES INDIVIDUAIS ( cada aluno aprenderá a seu jeito, a seu tempo, responderá a sua maneira)

A INTERPRETAÇÃO DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS POSSIBILITA AO PROFESSOR PERCEBER NECESSIDADES E INTERESSES INDIVIDUAIS DE MÚLTIPLAS DIMENSÕES ( análise qualitativa).

NOVAS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS, ENRIQUECEDORAS E COMPLEMENTARES, ARTICULADAS ÀS OBSERVAÇÕES FEITAS, SÃO PROPOSTAS E/OU NEGOCIADAS COM OS ALUNOS. ( explicações do professor, atividades que podem ser para todo o grupo, em pequenos grupos ou específicas para determinados alunos.).

NOVAS TAREFAS E/OU ATIVIDADES SÃO PROPOSTAS PARA ACOMPANHAR O ALUNO EM SUA EVOLUÇÃO (preferencialmente tarefas avaliativas individuais).

      A continuidade da ação pedagógica tem por referência, assim, o processo vivido pelos alunos, interesses, avanços e necessidades. A intervenção pedagógica do professor será mais consistente e significativa à medida que ele se questionar, permanentemente, sobre os alunos, procurando ampliar e complementar seu entendimento sobre a trajetória percorrida por cada um e por todo o grupo, ajustando suas ações educativas à multiplicidade de referências que uma situação de aprendizagem acarreta.

   " Os caminhos que percorremos não seguem traçados lineares. Cada curva nos reserva uma surpresa. O inesperado é uma das magias do caminho"

2 comentários:

  1. No ambiente escolar, a avaliação só faz sentido quando serve para auxiliar o estudante a superar as dificuldades.

    ResponderExcluir