terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Planejar é fundamental . Compromisso e Cumplicidade dos Pais.

             O incío do ano letivo sempre traz novas possibilidades, esperanças e promessas. Rever amigos e professores, conhecer outros colegas aumenta a ansiedade para o retorno à escola. É importante arrumar o "relógio biológico" individual, organizando horários esquecidos durante as prolongadas férias, relembrar hábitos saudáveis, como dormir cedo e acordar cedo, alimentar-se adequadamente e criar um programa adequado para a prática de atividades físicas.
            Férias ? Maravilhosas para repor a energia! Agora é hora de construir mais um ano de sucesso, desde o primeiro dia de aula.
           Hábitos se adquirem pela persistência e constância. Assim, estudar e organizar o dia-a-dia também devem ser pensados de forma a transformar o que fazemos em algo duradouro e eficiente. As velhas e conhecidas promessas de que este ano vai ser diferente, vou estudar mais desde o início para ficar tranquilo no final, nem sempre funcionam, justamente por falta de planejamento.
          Os pais podem e devem ajudar os filhos nessa organização, elaborando com eles um planejamento de atividades diárias, distribuindo as horas do dia de forma a atender tanto às necessidades de estudo quanto a de lazer e outras atividades. Como estudo diário, leia-se "revisão de conteúdos visto no dia - breve leitura, atenta, do que foi visto na escola. Nessa leitura, grifam-se palavras - chave e marcam-se os pontos mais importantes, que dão significado ao que se aprendeu. Também é importantíssimo anotar o que não foi iinteiramente entendido, as dúvidas, para saná-las com o professor, os colegas ou nas aulas de atendimento . Esse procedimento evita que o aluno acumule dúvidas e lhe permite acompanhar as aulas de forma mais eficaz, pela assimilação dos conteúdos anteriores.
          Tornando-se uma prática diária, a criança ou o adolescente incorporam o processo e passam a ter bons hábitos de estudo e organização, o que fará grande diferença, tanto na sua vida escolar quanto no seu futuro profissional. Afinal, a busca da qualidade crescente é um dos alicerces para toda carreira de sucesso.
Então, mãos à obra! Façamos com que neste ano as promessas sejam cumpridas, e as metas, alcançadas, com tranquilidade, perseverança e, principalmente, muita vontade de vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário