segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

INDISCIPLINA - Um convite para PENSAR e AGIR diferente.

   É comum o problema da " indisciplina em sala de aula" ser citado como tema para discussão e estudo.. Tenho percebido é que se buscam fórmulas mágicas para solucionar o problema. Lamento informar que : a questão disciplinar em sala de aula não possui solução fácil. O comportamento de uma pessoa está ligado a diversos fatores simultaneamente: humor, personalidade, educação e estrutura familiar, situação financeira, relacionamentos afetivos, aspectos físicos e intelectuais, interesses pessoais e outros tantos que um especialista em comportamento humano poderia citar de maneira mais apurada. Ora se as pessoas comportam-se de acordo com esses aspectos, por que nossos alunos estariam isentos disso?. Quando vêm a sala de aula, crianças e adolescentes trazem consigo uma carga de sentimentos, emoções, espectativas e ansiedade diretamente relacionados à sua realidade. Nós, adultos, estamos sujeitos a isso a todo o momento. E é assim também com o estudante.
   Percebe-se nas expectativas de professores e gestores de escola a chegada de um " aluno ideal", pronto para receber informações e participar de atividades que o sistema escolar preparou para que ele apenas as execute.. São desconsiderados, na maioria das vezes, o aspecto crítico, rebelde - típicos do adolescente - e aspectos emocionais manifestados de modo incosciente e descontrolado nas crianças menores.  Planejamos nossas aulas esquecendo de considerar que  alunos pedirão para ir ao banheiro, tomar àgua, outros estarão com preguiça, outros simplesmente não gostarão daquele conteúdo, etc. Acredito que devemos ser mais realista, considerando aspectos que o próprio cotidiano se encarrega de nos ensinar: nossos alunos não são perfeitos - chegam à escola sem saber exatamente como se comportar. Isso não significa que estamos justificando o comportamento inadequado de alguns alunos e e afirmando que devemos aceitá-los como normais. Mas é aí que entra o segundo aspecto importante dessa questão: a escola, como instituição educadora por excelência, tem como objetivo orientar constantemente o educando> Quais as formas corretas de relacionar-se com essa realidade? O que podemos fazer para diminuir problemas de indisciplina do aluno em sala de aula? Sim, eu disse DIMINUIR, porque  ela  nunca deixará de existir. Será sempre uma questão com a qual os educadores terão que conviver.
   Algumas dicas para melhorar a indisciplina em sala de aula.
 1- Fazer valer as regras da escola.- regras foram feitas para serem cumpridas.
2- Consequência adequadas. O aluno precisa assumir as consequências de seus atos.
3- Questões mais sérias, como agreessão física, devem ter acompanhamento de pessoa especializada.
4- Não potencializar problemas- ter muita calma , está atento.
5- Evitar radicalizações - saiba lidar com os problemas cotidiano.
6- Tornar as aulas interessante- trabalhar em sala com iniciativas diversificadas.
7- Investir em projetos que promovam a interação dos alunos.
8- Ser menos saudosista - no nosso tempo....
9- Menos sermão, mais prática.
10- Postura Pessoal- Não podemos menosprezar a percepção do aluno sobre nossos atos. Eles percebem com perfeição quando sabemos bem nosso conteúdo ou não,...
FÁCIL? - NÃO, Mais com muita DEDICAÇÃO e muita VONTADE de aprender,  poderemos sim encontrarmos formas mágicas para melhorar nossa sala de aula num ambiente saudável. - Use sua CRIATIVIDADE  e DÊ VIDA AOS CONTÚDOS, você sentirá a mudança em sua sala de aula.

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