quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

BOM PROFESSOR

    " Pela manhã, o bom religioso abre o livro sagrado e reflete sobre o bem e o mal. Por um feliz amanhã, o bom professor abre a LDB e aprende a conciliar o conhecimento e a humanidade".
       O professor do século XXI é aquele que, além da competência, habilidade interpessoal, equilíbrio emocional, tem consciência de que mais importante do que o desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento  humano e que o respeito às diferênças está acima de toda a Pedagogia.
        A função do bom professor do século XXI não é apenas a de ensinar, mais de levar seus alunos ao reino da contemplação do saber. Nossa grande tarefa como professor ou educador não é a de instruir, mas a de educar o nosso aluno como pessoa humana, como pessoa que vai trabalhar no mundo tecnológico, mais povoado de sentimentos, dores, incertezas, inquietaçôes humanas.
         A escola não se pode limitar a educar pelo conhecimento destituído da compreensão do homem real, de carne e osso, corpo e alma.
         De nada adianta o conhecimento bem ministrado em sala de aula se fora da escola o aluno se torna um homem brutalizado, desumano  e insensível.
         Devemos educar pela vida como perspectiva de favorecer a felicidade e a paz entre os homens.
         É a  LDB  que nos oferece os dois mais importantes princípios da Pedagogia do Amor: o respeito a liberdade e o apreço a tolerância, que são inspirados nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Ambos têm por fim o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania ativa e sua qualificação para as novas ocupações no mundo do trabalho.
      A nossa missão é dizer que podemos amar, viver, ser feliz e fazer o outro feliz respeitando as diferenças, fortalecendo a tolerância recíproca, zelando pela aprendizagem dos alunos, fortalecendo a solidariedade humana, aprimorando o educando como peessoa humana e preparando o educando para o exercício da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário