quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

COORDENADOR PEDAGÓGICO - Para Saber um pouco mais.

 PARA CADA ESFORÇO DISCIPLINADO HÁ UMA RETRIBUIÇÃO MULTIPLA.
    Precisa reestimular o docente envolvido com mais resultados para o compromisso de tentar novas formas de trabalhos capazes de alterar os rumos do processo. Para que isso aconteça será preciso que tudo o que se planejou, não se perca somente com falácias.
     Acompanhar o processo de aplicação dos conteúdos planejados, não só no registro dos planejamentos, mas também no caderno dos alunos fonte essencial para saber como andam as classes em relação aquilo que o docente se comprometeu e desenvolver.
     O Plano de Trabalho  -    o primeiro passo é montar um bom plano de trabalho onde as ações devem ser coordenadas e flexíveis de acordo com a realidade escolar.
COMO O FAZER DO COORDENADOR PODE AJUDAR.
       O coordenador tem a possibilidade de transformar a escola no exercício de uma função realmente comprometida com uma proposta política e não com o comprimento de um papel alienado assumido. Deve antes de tudo estar envolvido nos movimentos e lutas juntas e necessárias aos educadores. Semear boas sementes, onde a educação se faz presente e acreditar veemente que estas surtirão bons frutos.
       A caracterização da coordenação precisa ser definida, e assumida pelo educador e pelo coordenador. É uma opção que lhe confere responsabilidade e tranquilidade de poder. O coordenador deverá ser capaz de desenvolver e criar métodos de análise para detectar a realidade e daí gerar estratégias para a ação, deverá ser capaz de desenvolver e adotar esquemas conceituais autônomos e não dependentes.
       Acredita-se, que uma das funções específicas do coordenador é a socialização.   Esse profissional tem que ir, além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores, tendo que se manter atualizado, buscando fontes de informação e refletindo sua prática. Assim o coordenador deve está preparado para mudanças e sempre pronto a motivar sua equipe.
       O papel do coordenador exige e é muito difícil de ser realizado. Exige participação para integração em sua complexidade.  Não é fácil por que????
* Exige compromisso pessoal de todos,
* Exige abertura de espaços para a participação,
* Há necessidade de crer, de ter fé nas pessoas e nas suas capacidades,
* Requer globalidade ( isso é constante),
* Distribuição de autoridade,
* Igualdade de oportunidades em tomadas de decisões,
* Democratização do saber.
      O trabalho pedagógico deve ser orientado, um bom projeto e a execução do mesmo é a intenção e a certeza de que a escola e seus profissionais realizam um trabalho de qualidade.  Ele será o resultado de reflexões e questionamentos de seus profissionais sobre o que a escola é hoje e o que poderá a vir ser.
OS COORDENADORES SABEM O QUE DEVEM OU NÃO FAZER COMO:
* Garantir a realização semanal do horário coletivo,
* Organizar encontros docentes por área ou série,
* Dar atendimento individual aos professores,
* Fornecer base teórica para nortear a reflexão sobre as práticas,
* Conhecer o desenvolvimento da escola em avaliações externas.

O Coordenador é um líder bem atualizado , sua habilidade é de influenciar pessoas para trabalharem visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Sua habilidade é de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. Pense nisso!! Selma Costa.

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