terça-feira, 31 de julho de 2012

O QUE FAZER COM FILHO DESOBEDIENTE???

 Antes de pensar em como mudar o comportamento de outra pessoa é importante questionar o próprio comportamento. Perguntar a si mesmo de que maneira as suas atitudes podem estar contribuindo para provocar ou permitir a atitude do outro.
  Isto vale para o relacionamento pais e filhos também.   O comportamento dos filhos , muitas vezes, é uma reação à atitude dos pais, um reflexo do relacionamento familiar.  As crianças não nascem obedientes ou desobedientes. Elas aprendem uma coisa ou outra, no convívio com a família. A desobediência, algumas vezes, pode ser uma forma da criança reclamar uma necessidade não atendida. Muitos pais tem seu tempo tão ocupado que só param para olhar o filho quando este faz algo de errado. Só se faz presente para corrigir as falhas do comportamento.
  Neste caso a criança entende que precisa agir errado para ser notada pelos pais. Como para ela é melhor ter os pais presentes brigando do que não tê-los por perto, o comportamento errado passa a fazer parte constante da sua vida. É importante lembrar que algumas atitudes de desobediência são previstos, fazem parte do desenvolvimento normal da criança.
Por exemplo: até dois anos de idade a criança diz muitos "não" para os pais. Esta atitude é como um exercício de auto-afirmação, uma maneira dela se descobrir como pessoa separada e independente dos adultos. Este comportamento não deve assustar os pais. A partir dos três anos a criança já tem condição de aprender a obedecer regras simples.
Em torno de 9 a 10 anos, ela começa a desenvolver o pensamento crítico. Passa a perceber os erros e defeitos dos pais e criticá-los. Nesta fase são esperados comportamentos de desobediência, no entanto, não quer dizer que os pais tenham que tolerar constantes atitudes agressivas, repetidas crises de raiva e comportamentos vingativos.  É  natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem.  É muito importante estabelecer normas claras de maneira que a criança entenda bem o comportamento que os pais esperam dela.Isso gera segurança. Quando estas normas não são estabelecidas com clareza, as chances de comportamentos indesejados são constantes.
  É bom que os filhos saibam o que os pais querem que eles façam e não apenas o que eles não façam. Por exemplo: ao sair de casa , ao invés de dizer ao filho que não quer que ele bagunce a casa e que não bata no irmãozinho menor, diga que espera que ele mantenha a casa arrumada e que cuide bem do seu irmão. Quando dizemos as coisas de maneira positiva temos mais chances de ter um retorno positivo.
  Os filhos precisam saber que os pais estão lhes dando uma escolha. E as consequências são resultados dela e não de uma atitude maldosa dos pais. Isto ajuda as crianças a entenderem que são responsáveis por suas ações.
  Infelizmente não nos preparamos para ter filhos. Aprendemos por ensaio e erros. Muitas vezes depois de muitos erros, alguns difíceis de serem reparados. Portanto é importante a leitura, a busca de conhecimento, de consciência.
Vivemos tempos difíceis e a família precisa ser salva para que os projetos de DEUS sejam realizados. Para isto Deus espera que os pais tenham responsabilidade de amar e disciplinar. Não é uma tarefa fácil, mais é a missão mais importante que temos a realizar.

COMO AMAR SEUS FILHOS

     Acredito que a maioria dos pais ame seus filhos mas... eles sabem disso? Gostaria de colocar algumas formas práticas, através das quais, podemos demonstrar que os amamos:

DANDO EXEMPLO DE NOSSO AMOR CONJUGAL. Os filhos sentem-se seguros e aconchegados quando percebem que seus pais se amam.

AMANDO COM AMOR INCONDICIONAL. Amá-los sem levar em conta qualquer outra consideração. Não devemos condicionar amor a comportamento. Isso não é deixar de dar-lhe correção e orientação, mas sim passar-lhe a segurança de que nunca deixaremos de amá-los.

AMANDO ATRAVÉS DO CONTATO VISUAL. Os filhos precisam do contato do nosso olhar." Olhos nos olhos" é uma forma eficiente de comunicar amor a qualquer pessoa. Também pode ajudar os pais a avaliarem se o filho passa por algum tipo de insatisfação emocional. Nesse caso, a tendencia do filho é olhar para baixo ou dar as costas aos pais.Com crianças pequenas, é importante que os pais se ajoelhem para olhá-las diretamente nos olhos.

AMANDO ATRAVÉS DO TOQUE. Muitas pesquisas estão surgindo sobre a importância de abraçar nossos filhos. Abraços na hora certa podem ser terapêuticos.

AMANDO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO. Uma boa comunicação com o seu filho não implica somente em você falar. Ouça o que ele tem a dizer. Procure ouvir sem julgar, deixando-o colocar seu ponto de vista. Converse, oriente, mas não esmague a forma dele encarar as situações.

AMANDO ATRAVÉS DE UMA DISCIPLINA COERENTE E FIRME. Há filhos que chegam a provocar seus pais, em busca de disciplina. Há pais que não percebem isso e " se fazem de surdos". Umas chinelas ( não dadas com raiva) aplicadas no lugar certo, como corretivo ( você está apanhando por desrespeitar as ordens de seus pais conforme o combinado. Isso podem evitar excessos e ser exatamente o que seu filho está pedindo. " disciplina", num futuro próximo eles agradecem.

AMANDO ATRAVÉS DE SEU TEMPO E ATENÇÃO. Muitos pais estão ocupados demais envolvendo-se totalmente no que diz respeito à realização profissional, negligenciando assim as necessidades emocionais de seus filhos.Quando você estiver organizando sua agenda, lembre-se que seu filho também precisa de você.Dê o passo em direção a ele.
PAI E MÃE; lembrem-se: nenhum sucesso profissional ou realização pessoal pode compensar o fracasso de um lar.  Consenso entre os pais sobre a educação dos filhos. Não cair na armadilha das crianças. , lembrem-se da importância da obediência e do "não".