terça-feira, 27 de dezembro de 2011

LEIA PARA UMA CRIANÇA. DICAS PARA UMA BOA LEITURA.

     Por que ler histórias para crianças?
Primeiro porque elas adoram. Descobrem um jeito novo de se relacionarem com os adultos e sentem-se acolhidas.Depois, porque elas se identificam com os personagens e situações, trazendo aprendizados para sua própria história, além de aumentar seu repertório cultural. Crianças precisam ter como modelos adultos queridos que leem, assim darão valor à leitura e também se tornarão leitoras.
     Uma história toca cada criança de um jeito diferente. E vai tocar você também . Por isso, leia, releia, eduque e aprenda com um livro nas mãos.
DICAS PARA UMA BOA LEITURA:
Leia de forma simples. - Não se preocupe muito com a entonação ou com grandes interpretações. A leitura deve ser agradável também para você. Leia em voz alta e confie na imaginação das crianças.
História não é só na hora de dormir. _ Leia sempre que possível. Pela manhã, à tarde ou à noite, no parque, na praça, na praia, na sala de sua casa, na escola. Não existem regras.
Sinta-se bem com a atividade - Se você estiver confortável e feliz por estar lendo, a criança vai se sentir bem em estar ali ouvindo. E vai receber a leitura como um gesto de amor de sua parte.
Valorize o texto e as ilustrações. Mostre o livro e suas figuras. è uma forma de facilitar a compreensão, estimular o senso estético e fixar o conteúdo da história.
Deixe a criança tocar nos livros. _ Como se estivesse descobrindo novos brinquedos. Ás vezes, você está lendo uma história e ela está brincando com  outro livro.Mas , não se preocupe, ela está atenta à sua leitura
Leia quantas vezes a criança pedir.- Cada vez que você lê a mesma história, a criança descobre novos detalhes e outros significados.leia e releia se for pedido.
Aproveite esse interesse da criança e dê asas a imaginação. 

sábado, 3 de dezembro de 2011

Este É O MOMENTO DE CONHECER MELHOR SEU FILHO (A)

     O pensamento das famílias, nesta época do ano, está voltado às festas de fim de ano, certamente às férias.Presentes, jantares, comemorações marcam o término de mais um ano. Passado o rebuliço, a preparação para um período de descanso é o que motiva a todos - pais e filhos.
     Além do descanso merecido de cada um, por que não aproveitar este período para um contato mais próximo com os filhos?. Afinal, no decorrer do ano, cada um teve suas obrigações, responsabilidades e afazeres. Agora, o momento é de aproximação, de conversas. Quando surgirá uma oportunidade melhor que esta?. Estar disponível para ouvir e ser ouvido, sem a "pseudoatenção" que o cotidiano nos força a manter, entremeada de interferências de telefones que tocam, televisores ligados, trânsito que nos tira a atenção da conversa.
Vejam algumas sugestões para tornar as férias de seus filhos prazerosas e partilhadas tudo em família.
DIA DO GOURMET
     Sabe aquelas receitas próprias para crianças, simples, rápidas e apetitosas? Leve os filhos à cozinha e...mãos na massa! Ensine-lhe cuidados de higiene antes de iniciar a atividade. Essa é a melhor equipe que existe; família reunida com meta definida e colaborando para atingi-la. Depois, dividir as tarefas de limpeza e arrumação é excelente exercício de cidadania.
CINEMA EM CASA
     Assistir a DVDs que fazem parte da rotina da família pode tornar-se mais divertido. Transforme sua sala em cinema: posicione sofá, cadeiras, poltronas, almofadas lado a lado, como na sala de projeção. Escureça o ambiente e... pipoca para todos! Cada um escolhe o filme da próxima sessão para atender a todos os gostos. Esta atitude, além de democrática, ensina a respeitar as diferenças e conhecer a diversidade de propostas do cinema. Vale muito uma boa conversa para troca de ideias e conclusões após a "sessão de cinema".
ACANTONAMENTO
     Que tal a família dormir no mesmo espaço da casa e ouvir os sons da noite depois de um gostoso piquenique!. Armar barraca dentro de casa, usando colchões, colchonetes, almofadas e travesseiros, une a família. Depois de um lanche especial, é hora de contar histórias, piadas, brincadeiras de adivinhações. Tudo vale para haver troca, diálogo. Cada qual ganhar o momento de falar não tem preço.
PASSEIOS
     Boa época para explorar o que a cidade e a região tem de mais atraente, educativo, cultural. Aquele local que se vai apena quando se é turista e que se acaba por esquecer e não valorizar.
sugestões:                                                                                                                                                    1- Organize em conjunto o passeio, desde a escolha. Recorram a internet, para explorar um pouco mais o que poderão ver.
2- Busque o mapa de localização, estudem os trajetos, todos juntos. Combinem o que levar para aproveitar bem o passeio, o lanche que vão preparar ou comprar e o roteiro a fazer.
3- A escolha deve incluir os interesses de todos e lembrar, também, passeios ecológicos, com vistas a apreciar a natureza, aprender a respeitá-la e preserva-la. Tudo planejado! Muitas aventuras os esperam!
MUSEUS E TEATROS
     Ótima opção quando não se viaja nas férias é oferecer passeios culturais a pais e filhos. Conhecer Museus e ir a Teatros da cidade ou região.
     Preparem em família essas visitas, começando pela escolha dos locais e pesquisa do que ver. Isso cria um clima de interesse e curiosidade.
     Viver a família, observar o crescimento dos filhos, suas descobertas e anseios, é perpetuar o amor que fez cada um vir ao mundo.
Neste NATAL, viva esse clima de Sagrada Família... Deus nos colocou no mundo com uma missão: Ser Feliz e Fazer o Outro FELIZ.